Monday 15 July 2013

O início


      Viajar sempre foi uma grande paixão. É filosofia de vida, é esquecer um pouco de tudo aquilo que temos como referência no nosso dia-a-dia e abrir-se a novas experiências, sejam elas idiomáticas, exploratórias, históricas ou gastronômicas. Penso que a chave de uma boa viagem é juntar um pouco de tudo e aprender mais sobre o lugar que está sendo visitado, é se encantar com uma arquitetura diferente, uma vegetação antes nunca vista e um paladar que vale a pena ser lembrado e registrado, quer seja na memória, em fotos, em um caderno de viagens ou em um blog. Quando digo que viajar é uma filosofia de vida, um estado de espírito, é porque acho que as experiências são vividas e provadas, muito mais que lidas e, através dessas experiências tentamos definir em palavras o que testemunhamos. Amyr Klink fortaleceu a idéia que eu já tinha em mente quando, aos 18 anos, decidi sair de casa pra explorar o mundo. Klink fala lindamente que:

      “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

      Este blog conta o que eu vivi nas minhas viagens e dá dicas de lugares que, na minha opinião, valem a pena serem visitados. Como um apaixonado por viajar, a maior parte das minhas dicas refere-se a culinária local, ´hotspots´ culturais e dicas para viajantes em geral. As dicas são as mais variadas possíveis, de uma cerveja em um copo de plástico no Bairro Alto em Lisboa, até um restaurante ´gourmet´ Ítalo-francês em Bruxelas. Tudo aquilo que de alguma maneira representa a cultura local ou uma nova experiência, é extramemente bem-vindo nas minhas explorações. Espero que as fotos ajudem a retratar um pouco da experiência que eu tive nesses lugares.

      Nas minhas aventuras, eu estive em lugares bem conhecidos e outros nem tanto. Minha primeira viagem internacional foi à Buenos Aires, aos 18 anos. Foi uma viagem que fui encontrar familiares. Logo após essa viagem eu decidi que queria viver um tempo fora do Brasil. Estava na época de inscrições para a faculdade de jornalismo na FACHA, no Rio de Janeiro, mas acabei largando tudo e vindo morar na Europa. Morei por alguns meses em Portugal e depois vim para a Inglaterra, aonde comecei a faculdade de Relações Públicas e Gestão Internacional em Hospitalidade.

      Quero que este blog seja uma bela oportunidade para escrever e registrar as experiências maravilhosas que tenho tido mundo afora. As primeiras cidades a serem abordadas serão: Budapeste, Bratislava, Viena, Cesky Krumlov e Praga. Nos meus comentários de viagem vou sempre tentar sugerir hotéis, hostels, restaurantes e outras dicas.

      No início das minhas viagens sempre fiquei em albergues. Recomendo o Hostel Word [http://www.hostelworld.com/]. É um site de reservas de albergues, guest houses, B&Bs e hotéis mais simples. O que eu gosto desse site é que ele tem guias das principais cidades no mundo, e você não precisa reservar com eles para ter acesso aos guias. Na minha opinião, ficar em albergue compensa quando você quer dividir quarto, assim é barato. Se você estiver viajando em casal isso muda um pouco, pois muitos albergues têm o mesmo preço que hotéis, em geral três estrelas, quando aluga-se um quarto para casal. Viajando em casal passei a usar o www.booking.com. Com ele você pode pagar antecipadamente ou somente no check-out, você escolhe. Tenho uma amiga que recentemente me indicou o www.airbnb.com. Este é um site principalmente de guesthouses. Alguns você dividirá a casa com a família e em outros será  como um hotel sem classificação. Ainda não estou tão familiarizado com o site, mas pelos comparativos que já fiz, parece ser mais em conta.

      Fique à vontade para pedir mais informações, sugerir e criticar.

No comments:

Post a Comment