Sunday 14 July 2013

Bratislava, uma cidade coberta de neve




             
      O tempo em Bratislava era curto e, após termos chegado na cidade percebemos que a data também pouco nos favorecia, era véspera de Sexta-feira Santa. A cidade parou neste país aonde  mais de 90% da população é cristã. Minhas expectativas da cidade eram altas pelo fato de eu ter visto em alguns guias que a pequena capital surpreendia. Quando chegamos na cidade, na quinta-feira antes da páscoa, a cidade estava toda nevada e tivemos muita dificuldade de comunicação, já que poucos falavam inglês e não pareciam muito receptivos em ajudar. Como não conseguimos orientação de como chegar ao hotel, acabamos pegando um táxi. 

      Pelo fato de termos chegado à noite na cidade e no outro dia ser feriado, a maior parte da cidade estava fechada e com o chão absolutamente escorregadio de neve que aos poucos se derretia, em inglês conhecido como “slush”. Só conseguimos ir às ruas de compras e restaurantes da cidade, que nos leva à praça principal. O que mais apreciamos da cidade foi a gastronomia. Estivemos no Presburg ($$) [http://www.tripadvisor.co.uk/Restaurant_Review-g274924-d1147084-Reviews-Presburg-Bratislava_Bratislava_Region.html], um restaurante regional da capital eslovaca aonde fomos muito bem recebidos. Bebemos a cerveja Saris, uma cerveja local. Recomendo-a aos apreciadores de cerveja escura. É aquele tipo de cerveja preta que conserva o amargo que toda cerveja, na minha opiniao, deveria ter. Nesta gastronomia rústica comi pato assado com repolho roxo e bolinhos (dumplings) de pão. 

Praça Principal

Prédios em Bratislava
             
Pato assado com repolho roxo e bolinhos de pão (dumplings)

Cerveja preta eslovaca


   
Bondinho na capital eslovaca

 
      Ficamos no hotel Saffron [http://www.hotelsaffron.sk], fica a 10 minutos andando do centro da cidade. O hotel é novo, com quartos espaçosos e as as áreas comuns também bem confortáveis. É um 4 estrelas que merece esta classificação. Entretanto, o café da manhã podia ser melhor.

      Resumindo a nossa experiencia em Bratislava, eu penso que a cidade tem sim algo a oferecer, o qual infelizmente devido ao tempo e ao feriado, muito pouco podemos desfrutar. Além disso, sentimos que as pessoas que encontramos poderiam ter sido mais receptivas e, na maioria das vezes, pouco falavam inglês e pouco se esforçavam pra isso. De qualquer forma, passar por diferentes cidades no Leste da Europa faz-nos ver mais a diferença entre o Leste do resto da Europa. Nesses países você vê fortemente as características e diferenças entre Europa Ocidental e Europa Oriental. Sugiro uma passagem por Bratislava, na minha opinião dormir não é necessário.

No comments:

Post a Comment