Sunday, 14 July 2013

Viena, a pequena encantadora




      Viena nos recebeu de braços abertos: muito sol, pessoas bem educadas e uma cidade limpa e agradável. Tínhamos boas expectativas para a cidade, mas cada minuto nela nos surpreendeu. Não tivemos nenhuma dificuldade de comunicação desde o início, quando chegamos de Bratislava na estação Wien Hauptbonhof. Um atendente super simpático nos explicou claramento como chegávamos ao hotel que, por mais uma vez, tem uma localização estratégica para turistar. O hotel fica próximo da estacão de metrô Rathaus e têm vários locais próximos como o Parlamento, o City Hall, Universidade de VienaMuseu da Sisi e outros. 

      O hotel Alpha Wien [http://www.austria-hotels.at/hotel-alpha/index.htmlé um três estrelas austríaco, ou seja, um belo três estrelas. O café da manhã é muito bom e os funcionários com que tivemos contato foram também muito simpáticos e prestativos. Mais um detalhe que faz este hotel especial é que fomos recebidos com chocolates e com uma mensagem na televisão do nosso quarto dizendo: ''Mr & Ms Martins, I wish you have a very good time in Vienna''. Depois de tanta educação, bom tempo e um povo tão receptivo só me resta admitir: Viena promete!


Catedral de São Estevão
Igreja Votive

Parlamento


Museu de História Natural

      Como estávamos famintos, fomos a um restaurante recomendado pelo hotel. O restaurante chamava-se  Marienhof ($$) [http://www.m-eventcatering.at/marienhof.html]. Comemos um Schnitzel de carne de boi e um de porco. Apesar de o tradicional Schnitel de Viena ser de carne de veado, hoje em dia o de carne de boi e de carne de porco são mais populares. Para acompanhar escolhemos um Friedrich Blauer Zweigelt Prestige, tradicional vinho austriaco desde 1588. Para meu paladar o vinho tinha um gosto demasiado alcoólico, mas depois de decantado ficou mais agradavel. Não recomendo este vinho aos amantes de vinho seco, ele não vai agradar.

      No segundo dia na cidade nós acordamos bem cedo para aproveitarmos ao máximo. Fomos ao Palácio de Schonbrunn [http://www.schoenbrunn.at/en.html ], aonde a Imperatriz Sisi morou. O palácio é lindíssimo e é um must da cidade. Todo o processo demora um pouco, é praticamente meio dia gasto, mas bem compensado. O museu é audio-guiado em vários idiomas e pode incluir a visita ao jardim. Há áudio em inglês, espanhol entre outros idiomas. Na entrada existe uma feira com comida e artesanatos locais. Aproveitamos para tomar um vinho quente e comer uma espécie de nhoque com bacon e de sobremesa maçãs fritas com açúcar. 

      Sempre escutei que Viena é uma cidade compacta e demanda pouco tempo, discordo itensamente. A cidade é tão bonita e com tanta história que se pudesse teria ficado mais. Viena é aquele tipo de cidade que depois de você ter feito o que aprecia como turista, merece um dia para passear por ela e sentir mais a atmosfera da cidade, como Paris, por exemplo. Paris, depois de você ter ido à torre Eiffel, Arco do Triumfo, Louvre e todos os principais pontos turisticos, a visita não termina até você andar pela Champs Elyseé e tomar um café em um dos seus inumeros bistrôs e cafés espalhados pela cidade. Sem dúvida, os dias ensolarados que tivemos em Viena favoreceram a experiência. Se você tiver oportunidade de planejar a sua viagem para o verão, certamente vai desfrutar mais da experiência.

      Reserve mais tempo para Viena, eu diria duas noites pelo menos. 

Palácio de Schonbrunn

Jardins do Palácio de Schonbrunn

Comida típica na feira do palácio

No comments:

Post a Comment